Índice

Artigos recentes

Em breve....atividades OL...

Já aconteceu....Fórum dos...

Observatório dos Luso-Des...

NOTA DE IMPRENSA

COMUNICADO DE IMPRENSA

CANDIDATOS LEGISLATIVAS 2...

3ª edição dos “Luso-Desce...

O Observatório dos Luso-d...

Convite cerimónia de dia ...

Comemorações do 10 de Jun...

Fórum

Participe nas nossas conversações na Facebook. Agora: "Erasmus em Lisboa" Partilhe a sua experiência ou visão
Terça-feira, 3 de Julho de 2012

Observatório dos Luso-Descendentes debate o papel do futebol como elo de ligação com Portugal

 

 

Manuel Cajuda, ex-treinador S.C. Braga, Rui Nascimento treinador e ex-jogador, João Malheiro, jornalista autor e ex director de comunicação do Sport Lisboa Benfica, Ludovic Pereira, jogador do Feirense, Lucídio Ribeiro, agente da FIFA, Paulo Monteiro, observador/prospetor de jogadores e colaborador da DCI SPORT, Nina Tiesler, co-autora do estudo “Diásbola” (uma investigação que visa analisar a relação da diáspora portuguesa e o futebol), e Emmanuelle Afonso, Presidente do Observatório dos Luso-Descendentes (OLD), serão algumas das personalidades que irão participar na 3ª Edição dos Luso-Descendentes em debate, que decorre no dia 3 de Julho, pelas 20h30, no Sofitel Hotel Liberdade.

 

“Nesta 3ª edição dos Luso-Descendentes em debate, o OLD decidiu associar-se a “Diásbola” para analisar um dos temas que tem marcado a atualidade: o Campeonato Europeu de Futebol de 2012 e o seu papel nas comunidades portuguesas , declara Emmanuelle Afonso, Presidente do OLD.

 

O jantar debate irá analisar o futebol e a sua relação com a cultura lusófona e, em particular, questões como: quais as funções e a relevância desse elemento da cultura popular entre luso-descendentes? Qual é o papel dos (as) jogadores (as) luso-descendentes no Futebol Português?

 

 “A auto perceção e a manifestação de ser português de muitos emigrantes e luso-descendentes, que vivem e/ou nasceram no estrangeiro mostra elementos comuns, tais como representações culturais, especialidades culinárias, no entanto existe mais uma característica que tem um impacto ainda maior nas coletividades portuguesas: o futebol português”, afirma Nina Tiesler.

 

De acordo com a investigação levada acabo por Nina Tiesler, o futebol parece estabelecer uma forte ligação entre o Portugal contemporâneo, enquanto, por exemplo, a participação cívica nas eleições portuguesas atinge apenas uma percentagem entre 5% a 8%, e se tem verifica uma diminuição no ensino de língua portuguesa, no entanto o interesse pelos em campeonatos de futebol internacionais e nacional, entre as comunidades portuguesas, contínua a ser marcante.

 

“Recorde-se Ludovic Pereira e Rui Ferreira Nascimento são apenas alguns dos muitos Luso-Descendentes, que se tem destacado pelo seu profissionalismo e competência, contribuindo desta forma para que Portugal seja percecionado de uma forma mais positiva” conclui Emmanuelle Afonso, Presidente do OLD.

publicado por OLD às 12:17
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


OLD

Secções

aniversário

cidadania

comemoração

concurso

cultura

diáspora luso-descendente

negócio

old

prémio

viver em portugal

todas as tags

Agenda

22/09/2010
Primeira Assembleia Geral

29/09/2010
Cerimónia de apresentação do Observatório

11/11/2010
O Atlas das Migrações - Lançamento

14/12/2010
Reunião Geral

pesquisar

 

Sítios recomendados

blogs SAPO

subscrever feeds