Índice

Artigos recentes

Em breve....atividades OL...

Já aconteceu....Fórum dos...

Observatório dos Luso-Des...

NOTA DE IMPRENSA

COMUNICADO DE IMPRENSA

CANDIDATOS LEGISLATIVAS 2...

3ª edição dos “Luso-Desce...

O Observatório dos Luso-d...

Convite cerimónia de dia ...

Comemorações do 10 de Jun...

Fórum

Participe nas nossas conversações na Facebook. Agora: "Erasmus em Lisboa" Partilhe a sua experiência ou visão

Contacte-nos

Geral: geral@old.pt
Newsletter: newsletter@old.pt
Publicidade: anunciar@old.pt
Terça-feira, 3 de Julho de 2012

Observatório dos Luso-Descendentes debate o papel do futebol como elo de ligação com Portugal

 

 

Manuel Cajuda, ex-treinador S.C. Braga, Rui Nascimento treinador e ex-jogador, João Malheiro, jornalista autor e ex director de comunicação do Sport Lisboa Benfica, Ludovic Pereira, jogador do Feirense, Lucídio Ribeiro, agente da FIFA, Paulo Monteiro, observador/prospetor de jogadores e colaborador da DCI SPORT, Nina Tiesler, co-autora do estudo “Diásbola” (uma investigação que visa analisar a relação da diáspora portuguesa e o futebol), e Emmanuelle Afonso, Presidente do Observatório dos Luso-Descendentes (OLD), serão algumas das personalidades que irão participar na 3ª Edição dos Luso-Descendentes em debate, que decorre no dia 3 de Julho, pelas 20h30, no Sofitel Hotel Liberdade.

 

“Nesta 3ª edição dos Luso-Descendentes em debate, o OLD decidiu associar-se a “Diásbola” para analisar um dos temas que tem marcado a atualidade: o Campeonato Europeu de Futebol de 2012 e o seu papel nas comunidades portuguesas , declara Emmanuelle Afonso, Presidente do OLD.

 

O jantar debate irá analisar o futebol e a sua relação com a cultura lusófona e, em particular, questões como: quais as funções e a relevância desse elemento da cultura popular entre luso-descendentes? Qual é o papel dos (as) jogadores (as) luso-descendentes no Futebol Português?

 

 “A auto perceção e a manifestação de ser português de muitos emigrantes e luso-descendentes, que vivem e/ou nasceram no estrangeiro mostra elementos comuns, tais como representações culturais, especialidades culinárias, no entanto existe mais uma característica que tem um impacto ainda maior nas coletividades portuguesas: o futebol português”, afirma Nina Tiesler.

 

De acordo com a investigação levada acabo por Nina Tiesler, o futebol parece estabelecer uma forte ligação entre o Portugal contemporâneo, enquanto, por exemplo, a participação cívica nas eleições portuguesas atinge apenas uma percentagem entre 5% a 8%, e se tem verifica uma diminuição no ensino de língua portuguesa, no entanto o interesse pelos em campeonatos de futebol internacionais e nacional, entre as comunidades portuguesas, contínua a ser marcante.

 

“Recorde-se Ludovic Pereira e Rui Ferreira Nascimento são apenas alguns dos muitos Luso-Descendentes, que se tem destacado pelo seu profissionalismo e competência, contribuindo desta forma para que Portugal seja percecionado de uma forma mais positiva” conclui Emmanuelle Afonso, Presidente do OLD.

publicado por OLD às 12:17
link do post | comentar | favorito

OLD

Sala de imprensa

Informações para os media

Falam de nos

Nos media

Secções

aniversário

cidadania

comemoração

concurso

cultura

diáspora luso-descendente

negócio

old

prémio

viver em portugal

todas as tags

Agenda

22/09/2010
Primeira Assembleia Geral

29/09/2010
Cerimónia de apresentação do Observatório

11/11/2010
O Atlas das Migrações - Lançamento

14/12/2010
Reunião Geral

pesquisar

 

Sítios recomendados

Parceiros

Sofitel Lisbon Liberdade M76 Centro de Escritórios do Chiado

Apoiantes do Observatório

Mário Soares
Manuela Aguiar
Pascal Teixeira da Silva, Embaixador da França em Lisboa
blogs SAPO

subscrever feeds