Índice

Artigos recentes

Em breve....atividades OL...

Já aconteceu....Fórum dos...

Observatório dos Luso-Des...

NOTA DE IMPRENSA

COMUNICADO DE IMPRENSA

CANDIDATOS LEGISLATIVAS 2...

3ª edição dos “Luso-Desce...

O Observatório dos Luso-d...

Convite cerimónia de dia ...

Comemorações do 10 de Jun...

Fórum

Participe nas nossas conversações na Facebook. Agora: "Erasmus em Lisboa" Partilhe a sua experiência ou visão

Contacte-nos

Geral: geral@old.pt
Newsletter: newsletter@old.pt
Publicidade: anunciar@old.pt
Quinta-feira, 21 de Junho de 2012

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

Observatório dos Luso-Descendentes cria delegação no Norte do País. O Porto foi a cidade escolhida para receber a primeira delegação do Observatório dos Luso-Descendentes: OLD Norte 

 

Emmanuelle Afonso, Presidente do Observatório dos Luso-Descendentes (OLD) salientou a importância de atrair multinacionais para o norte de país de modo a potenciar o conhecimento e formação dos Luso-Descendentes, durante a apresentação da OLD Norte que decorreu no dia 19 de Junho na "Boulangerie de Paris" de São Bento, no Porto.

 

“Num momento em que se debatem e procuram soluções para a crise económica e financeira que o país atravessa, é fundamental saber utilizar a formação adquirida pelos Luso-Descendentes em outros países, designadamente os conhecimentos profundos de idiomas estrangeiros e potenciar as suas especificidades”, sublinhou Emmanuelle Afonso, durante este encontro que contou ainda com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, Raquel Maia, Diretora Municipal da Presidência da Câmara Municipal do Porto e Aude de Amorim, Cônsul Geral de França no Porto, e Nathalie de Oliveira, luso-eleita em Metz, França.

 

Emmanuelle Afonso, realçou ainda a importância de manter e aprofundar o diálogo entre as comunidades portuguesas, “é importante falar com os portugueses que moram lá fora, não é pelo facto de não vivermos em Portugal que deixamos de ser portugueses. Queremos ser uma comunidade de presente e de futuro”.

 

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, aproveitou o encontro para distinguir a importância do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo OLD, no sentido de permitir atingir as camadas mais jovens da população e estreitar os laços entre os portugueses que se encontram no estrangeiro e os que permanecem no país. Durante a apresentação da OLD Norte, José Cesário destacou a necessidade de aumentar a colaboração do governo com o OLD de modo a desenvolver redes de contacto e projetos.

 

Aude de Amorim, Cônsul Geral de França no Porto, aproveitou o evento para convidar todos os Luso-Descendentes, membros do OLD a participar nas celebrações do 14 Juillet (o feriado nacional francês, geralmente associado a tomada da Bastilha), que irá decorrer na Escola Francesa do Porto. A abertura de uma delegação no Norte do País, zona de forte concentração de ex-emigrantes e consequentemente de luso-descendentes, representa um ponto stratégico para o desenvolvimento do trabalho do Observatório dos Luso-Descendentes  

 

 

publicado por OLD às 23:59
link do post | comentar | favorito

OLD

Sala de imprensa

Informações para os media

Falam de nos

Nos media

Secções

aniversário

cidadania

comemoração

concurso

cultura

diáspora luso-descendente

negócio

old

prémio

viver em portugal

todas as tags

Agenda

22/09/2010
Primeira Assembleia Geral

29/09/2010
Cerimónia de apresentação do Observatório

11/11/2010
O Atlas das Migrações - Lançamento

14/12/2010
Reunião Geral

pesquisar

 

Sítios recomendados

Parceiros

Sofitel Lisbon Liberdade M76 Centro de Escritórios do Chiado

Apoiantes do Observatório

Mário Soares
Manuela Aguiar
Pascal Teixeira da Silva, Embaixador da França em Lisboa
blogs SAPO

subscrever feeds